Get Adobe Flash player

Canal Sinpro


"Uma entidade de luta dos trabalhadores e de defesa da educação."


A contribuição ao INSS é descontada sobre o total da remuneração, limitado a um teto, e possui alíquotas diferenciadas.

Os professores que trabalham em mais de uma escola devem ficar atentos. O INSS considera o total de salários, como se você trabalhasse numa única empresa. Por isso, muita atenção para não contribuir acima do teto! A melhor opção é concentrar o desconto em apenas uma escola, mas isso só é possível se você atingir o teto de contribuição.

Se a soma dos salários exceder o máximo salário de contribuição, você pode optar pela escola na qual a contribuição será integral. A outra escola fará desconto apenas do que faltar para atingir o teto.

Caso a soma dos salários seja igual ou inferior ao maior salário de contribuição, o desconto é proporcional em cada uma das empresas, de maneira que a soma das contribuições nunca ultrapasse o limite máximo estabelecido em lei.

Em qualquer situação, as escolas precisam ser informadas  sobre a sua remuneração total, através de um formulário preenchido nos departamento pessoais. Pegue o formulário em uma escola e leve-o ao seu outro trabalho para que ele possa ser complementado.

Se você contribuiu acima do teto nos últimos cinco anos, tem direito à restituição desses valores. A restituição deve ser requerida na Receita Federal.


      
                    FILIADO A