• Entre os Muros da Escola (França, 2008) – Expõe a visão francesa do choque das civilizações. Vencedor da Palma de Ouro em 2008, o microcosmo da sala de aula é o local que expressa o confronto do pensamento de um professor com um de seus alunos. De um lado, François Marin, um professor de francês vivido por François Bégaudeau, que também é o autor do livro homônimo no qual "Entre os Muros da Escola" é baseado. De outro, está um grupo de alunos entre 13 e 15 anos composto por negros africanos, asiáticos latino-americanos e franceses.
|
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Brasil, 2006) – Mauro é um garoto de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Seus pais foram obrigados a fugir por serem de esquerda e estarem sendo perseguidos pela ditadura. Os pais o deixam com seu avô (Paulo Autran).Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza e alegrias. A direção é de Cao Hamburger.
A língua das mariposas (Espanha 1999) - Moncho, é um menino de 7 anos, em seu primeiro ano na escola. Na véspera do primeiro dia, , Moncho não consegue dormir, atemorizado por que seu irmão mais velho lhe contou sobre professores que batem em alunos. Tímido e asmático, ele vive debaixo da saia da mãe superprotetora, numa pequena aldeia, no interior da Galícia, ao norte da Espanha, no ano que antecede a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
A Queda (Alemanha e Itália, 2003) - O filme relata os últimos dias de Adolf Hitler em seu bunker e é um retrato do fim da Segunda Guerra Mundial e do nazismo. Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) era secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. É ela quem narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.
O Segredo dos Seus Olhos (Argentina e Espanha, 2009) – Coma direção de Juan José Campanella, baseado no livro La pregunta de sus ojos, de Eduardo Sacheri. O filme, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010, tem elementos que ajudam a entender os meandros da ditadura argentina, uma das mais repressoras da América Latina. O filme pode ser enquadrado na categoria policial, por conta do seu enredo, mas também é um torna-se um drama quando desvenda
|
|